Minha viagem a Uberlândia - MG conhecendo o Omoloko de perto 2022

Sobre minha viagem a Uberlândia-MG, impressões, sensações, sonho. (em construção)

Darlan Aragao ( Darlan de Oxóssi)

5/14/2022 2 min read

Inicio esse postagem como um meio para construímos uma relação de apropriação do conteúdo vamos falar sobre o que é Omoloko.

Nossa Essência, nosso fluxo. Mais quero aqui iniciar meu relato como um fato histórico do dia 12 de Abril à dia 17 de Abril do Ano de 2022 tive a oportunidade de conviver com irmãos do Abassa de Oyo em Uberlandia - Mg. Olha aqui quero depositar para vocês meus sentimentos, sensações e interações que tive neste período. A ansiedade era um sentimento que me tomava pois há quase 1 ano tenho dialogado com Tata Gilberto de Oxossi, que é o Tata juntamente com a Mametto Elane que dirigem o Abassa de Oyo. Mas como dizia, o sentimento de ansiedade já me tomava, de incerteza, de duvidas, de perguntas.

Olha que preparei tudo, conseguir câmera profissional com uma a Larissa filha de santo do Pai Newton de Oxossi em Fortaleza - Ceará, corri atrás e conseguir com o amigo e coautor do projeto do documentário que irei falar mais na frente sobre isso, Alex o tripé para conseguir (esse até me deu aula de como enquadrar melhor as imagens, tive um curso básico com ele, ( Ps. Ele é fotografo profissional) me explicou sobre o uso do ISO na câmera, melhor enquadramento, enfim muitas coisas que nunca eu pensei que iria ter que aprender.

Na verdade confesso a vocês eu nem pensaria que em meados do ano de 2022 eu estaria indo viajar para Uberlandia- Mg no intuito de conhecer outras casas de Omoloko, ora em outro momento explico um pouco sobre, minha vida no Omoloko e também sobre minha relação simpatizada com a casa que sou filho, acho que isso vai dar pano para manga e muita reflexão.

Porém como dizia, ainda um dia antes fui na feira da beira-mar de Fortaleza no intuito de levar alguns mimos (presentes) para agradecer de forma bem cearense o acolhimento que já eram bem grande, haja visto que Tata Gilberto fez questão de me receber em sua casa, dispondo do seu lar, família e filhos espirituais a conviverem durante esse período com um ser incomum ou fora da rotina deles para melhor dizer (rs).

Bom passado a noite, pela manhã fui a casa de um casal de amigo ( Rogerio e Dariane) a qual tenho muito afeto, e falei que queria muito poder levar um pouco de carinho a essas pessoas que já estavam tão disposta de me receber, Dariane como sempre uma mulher fora do tempo e ao mesmo tempo, adiantada com todas as ideias, ela sugeriu de fazer um mimo individual com doces, rapadura que foi feito manualmente por ela, eu e o fiscal era o Rogerio que não tem dom para essas artes manuais (como ele mesmo diz, "tenho minhas limitações artísticas") mas é um homem de uma fé gigante isso eu tenho certeza.

Bom juntando tudo, colocando na mala, enfim com muito amor, afeto, saio de Fortaleza, uma viagem de 6 horas de Avião, Fortaleza-CE - Garulhos - SP - Uberlandia - MG, se na mala tinha muito sentimento de querer chegar no coração tinha muita necessidade de chegar e poder concluir ou melhor iniciar um novo ciclo, uma fase de aprendizados, convivencia e aproximação com Omoloko de uma tradição mais proxima do que era praticado por Tata Tancredo da Silva Pinto e seus filhos e filhas de primeira linha.

Nem disse Tata Gilberto de Oxossi-Òdé Karofagi é iniciado no Abassa de Oxalá, por Tata Tancredo da Silva Pinto e a Nijija Delfina de Oxalá ainda na década de 70 isso torna-se muito significativo em virtude de que além de Gilberto ser filho biologico de Delfina, ele torna-se filho espiritual e consequentemente filho do Tata Tancredo da Silva Pinto que esteve em sua iniciação conforme relatos e fotos.

Vou Continuar